Quem curte carros, preparação de motores e automobilismo já deve ter ouvido falar na FuelTech. Fundada em 2003, a empresa brasileira desenvolve tecnologia e soluções diversas para o mercado de performance automotiva, com destaque para os módulos de gerenciamento de motores que inovam o mercado mundial ao serem os pioneiros em integrar, por completo, a tela de cristal líquido sensível ao toque em um produto único.

Confira a edição completa e acesse o link da matéria on-line

Maternidade São Luiz Star

Em novembro de 2023, a FuelTech inaugurou sua nova sede na cidade de Porto Alegre (RS), com 7.500 metros quadrados, que comporta toda a produção, armazenamento e operação de mais de 250 funcionários na matriz da empresa, além de um espaço especial que traz a linha do tempo com toda a história da empresa, e da FT Store, sua loja oficial, com vestuário, produtos
eletrônicos e carros em exposição.
O projeto de iluminação da nova sede da  FuelTech, com exceção da área de produção, ficou a cargo do escritório Eduardo Becker Atelier de Iluminação e Light Designers Associados, do titular Eduardo Becker, que teve como conceito principal valorizar os espaços
com apelo na tecnologia. “Quando comecei a negociar este projeto, tinha acabado de voltar da Itália, onde visitei o Museu da Ferrari, então quis trazer um pouco do que vi por lá em relação à luminosidade e a percepção dos ambientes pelo fato da FuelTech se tratar
de uma empresa de tecnologia voltada ao automobilismo”, contou Eduardo.

Recepção

Logo na recepção, ao lado direito, há um painel vermelho – remetendo à cor da Ferrari – que se estende pelo chão criando uma área de espera com poltronas. “Para essa área, optei por luminárias de chão com design italiano para fazer essa conexão com a fabricante da Velha Bota”, contou o lighting designer. 

A sala de descompressão é um espaço onde os colaboradores e visitantes podem jogar  videogame, e que também conta com um simulador de corrida. “Para esse ambiente, utilizamos pendentes hexagonais de 10W/m a 2700K na cor vermelha.

Esse formato lembra a questão dos encaixes, como se fossem mecanismos construtivos, algo muito pertinente à engenharia, que tem como símbolo uma engrenagem”, explicou o lighting
designer.

Ao lado da TV, existe uma grande parede formada também por diversos hexágonos pretos em relevo.

Como os hexágonos vermelhos deste elemento eram em baixo relevo, optamos por aplicar fitas de LED de 18W a 2700K em suas extremidades para que ficassem acesos.

Restaurante
Além de convidados e visitantes, o restaurante da FuelTech serve refeições diárias para os seus mais de 250 colaboradores. “Por esta razão,  utilizei o conceito mais industrial nessa área,  aplicando pendentes industriais com lâmpadas vintage de 8W e âmbar, além de pendentes que  remetem àquelas luminárias que os mecânicos  ligam nas baterias do carro para iluminar o  motor durante uma manutenção, também com lâmpadas vintage de 8W e âmbar”, lembrou o lighting designer.
Para a área do buffet, onde era preciso luz difusa para iluminar as comidas expostas, a opção foi por trilhos eletrificados pendentes na cor preta com módulos de LED difusos de 20W/120º a 2700K. “Na área do café, não conseguimos fugir da solução da moda, e aplicamos varais de luz com lâmpadas balloon leitosas de 9W a 2700K”.

Mezanino
O mezanino é um ambiente utilizado quase como um museu da marca. “Nessa área, estão dispostos totens com redomas de vidro onde ficam expostos produtos da FuelTech, e ainda há uma enorme parede com a linha do tempo
da história da empresa, também com elementos sobrepostos em alturas diferentes. Vale ressaltar que foi muito difícil iluminar esse mezanino por ele ser todo preto com tags na cor vermelha, então para manter uma unidade visual nos totens e na parede, utilizamos trilhos eletrificados suspensos, na cor preta, equipados com spots de 15W/30º a 2700K”, detalhou o lighting designer. A iluminação das circulações se dá por módulos de LED de 14W/30º a 2700K e alto controle de ofuscamento também aplicados em trilhos eletrificados. Há ainda, no vão das escadas, pendentes delgados de 4,5W
a 2700K para ajudar no deslocamento dos usuários. “No fundo do mezanino, há um espaço gourmet equipado com churrasqueira, onde o pessoal da FuelTech recebe clientes especiais. A iluminação geral se dá pelo mesmo tipo de módulo LED utilizado nas circulações.
Temos ainda pendentes de 4W sobre o balcão e um perfil de LED de 1 0W/m a 2700K  sobreposto acima da pia para luz de tarefa”.

Acho esse projeto muito legal por uma questão cultural. Já fiz projetos para concessionárias de veículos, mas a FuelTech é diferente, é uma imersão no mundo do automobilismo e da velocidade, com vista da fábrica, dos carros, dos produtos da marca, além de toda a história da empresa. É uma experiência completa, como se você estivesse na Europa, na loja de alguma grande marca como Ferrari ou Porsche. Tem o clima de um galpão industrial de mecânicos, mas com uma pegada chique, finalizou Eduardo.

Projeto de iluminação:
Eduardo Becker/
Eduardo Becker Atelier de Iluminação
e Light Designers Associados

Gestora do projeto de iluminação:
Arq. Larissa Portela/
Eduardo Becker Atelier de Iluminação
e Light Designers Associados

Assistentes de projeto de iluminação:
Henrique Lima, Victória Gonçalves,
Robert Borba, Vitoria Hõrz e Miguel Ordahy

Projeto de arquitetura:
Arq. Cilulia Freitas, Designer Alexandre Barros,
Designer Patrícia Matias e Eng. Donato L. Schons

Luminárias:
Alloy Iluminação